Meu cachorro não quer comer ração: O que devo fazer?

agosto 9, 2018 by in category Dicas with 0 and 0
Home > Blog > Dicas > Meu cachorro não quer comer ração: O que devo fazer?

Se seu cachorro vira a cara quando você coloca ração? Bate a pata na panelinha e derruba tudo no chão? Infelizmente isso é muito comum, mas não necessariamente é um problema grave de saúde. Muitas vezes compramos a melhor e mais cara ração e mesmo assim eles se recusam a comer. Então, o que devemos fazer?

É importante lembrar que não devemos dar restos de alimentos aos nossos cães, muitos estudiosos acreditam que a ração industrializada, seja em pasta ou seca, é a melhor opção, pois já esta formulada com nutrientes adequados à alimentação canina.

 

Resultado de imagem para dog eating

 

Porque meu cachorro se recusa a comer ração?

Um erro básico que muitos cometem é impor uma dieta a base de carboidratos e vegetais em excesso aos cães que são animais primariamente carnívoros. Isso faz com que o sistema digestivo trabalhe mais do que é capaz.

Outro ponto bem importante é o fracionamento da quantidade diária em porções menores, como fazemos com nossa própria alimentação. Dê preferencia para alimentar seu amigo de quatro patas em horários regulares. Fique atento a quantidade ideal em relação ao peso e nível de atividade do seu cão, este pode ser o problema. Observe se seu cachorro recebe muitos petiscos entre as refeições, isso pode fazê-lo perder o interesse na ração.

O calor pode afetar também o apetite do seu melhor amigo. Frutas como banana, pera e maçã podem ser adicionadas na dieta, mas não podem substituir a ração.

 

Como fazer para que ele volte a comer ração?

Primeiramente vá ao veterinário verificar se seu amigo está completamente saudável. Depois verifique se não está o acostumando com maus hábitos. Elimine completamente a comida humana da dieta do seu animal, pois além de poder causar problemas de saúde pode leva-lo a não desejar mais sua ração.

Não se esqueça de oferecer uma ração de qualidade ao seu melhor amigo, também sempre o alimente em horários regulares. Não dê petiscos fora de hora, mesmo que ele esteja muito agitado.

Se for trocar a ração, faça aos poucos para que não cause nenhum problema com o sistema digestivo do seu amigo. Ofereça também ração úmida, pois a digestão deles é muito boa e há uma enorme gama de sabores. Existem também rações úmidas com funções específicas como cães com problemas gástricos ou anorexos. Lembre-se sempre de não ficar alternando a marca da ração de maneira bruta.

É interessante que você esteja presente enquanto ele se alimenta, dessa maneira você pode ver como ele se comporta em relação a ração escolhida. Caso ele recuse, tire a tigela e ofereça mais posteriormente.

Se você tiver dois cães que convivem pacificamente, ofereça ração aos dois ao mesmo tempo. Em geral quando um vê o outro comendo eles tendem a imitar o amiguinho. Isso pode funcionar melhor com sexos opostos, porém só tente isso se eles conviverem de forma muito harmoniosa, caso contrário isso poderá resultar em brigas.

Torne a refeição um momento divertido, incentive seu cachorro a querer comer. Crie uma atmosfera tranquila e de prazer, elogiando e sendo carinhoso quando ele comer um pouquinho!

 

Resultado de imagem para dog eating

 

Este é um processo progressivo, portanto seja persistente! Cães podem ficar até 5 dias sem consumir ração e ainda sim não adoecem desde que estejam bebendo água. Mantenha sempre um pote de água fresca e fique atento se ele está bebendo. Ao primeiro sinal de falta de apetite, consulte seu veterinário, para que caso seja algum problema de saúde ele seja diagnosticado cedo para que seja revertido com mais facilidade!

Add comment

Copyright 2017 © Dog4fun - Desenvolvido por agência Crab Propaganda